Praias de Fernando de Noronha

Conheça as praias de noronha

Você vai ouvir falar que em Noronha existem as praias do mar de dentro e as do mar de fora. O mar de dentro é o voltado para a costa do Brasil e é ali que, na maior parte do ano, tem as águas mais claras e mais tranquilas da Ilha. Já o mar de fora é voltado para a África, com águas mais agitadas, mais pedras e com menos praias.

mar de dentro

Porto de Santo Antônio

A praia do Porto é uma das poucas praias com estrutura de Noronha e é dela que saem os barcos de passeio, mergulho, cargueiros e outros barcos pequenos. Apesar de ser a ‘praia do porto’, tem uma das águas mais calmas e cristalinas da Ilha, perfeitas para um mergulho de apneia ou para praticar stand up paddle. Para quem pratica mergulho de cilindro (ou snorkell), no navio naufragado próximo à praia você encontra corais que abrigam uma grande diversidade marinha, desde tartarugas até arraias.
Mar de dentro

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro fica na Vila dos Remédios e também está na lista das poucas praias com estrutura na Ilha. Foi batizada com esse nome por conta da ilhazinha que fica logo em frente à sua praia, que dizem lembrar um cachorro deitado. A praia é bastante conhecida pelo Buraco do Galego, uma pequena piscina natural – mas profunda, que só se forma na maré baixa – formada nas pedras, onde os mais corajosos se aventuram a pular e os que não são muito fãs de altura, ficam observando a imensidão azul do mar. Dela também sai a trilha para a Lasca da Velha, outra incrível piscina natural formada entre as rochas, que só consegue ser acessada na maré baixa.
mar de dentro

Praia do Meio

A praia do Meio fica entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. É uma praia tranquila durante o dia, mas que durante o fim de tarde até a noite recebem grandes festas e luaus. É ali que fica o Bar do Meio, um dos points mais conhecidos de Noronha. Se você procura por um lugar para curtir a praia durante o dia e emendar o agito a noite, seu lugar aqui!
Mar de dentro

Praia da Conceição

A Praia da Conceição foi batizada em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que tem, além da praia, um Forte dedicado à ela em Fernando de Noronha. Também faz parte da lista de praias com estrutura da ilha, com lugar onde comer e relaxar – como o Bar do Duda Rei. Na época das ondas, fica repleta de surfistas, mas ao longo do ano é ponto de encontro para os que praticam slackline ou jogam futevôlei, além de ser um dos melhores pontos da Ilha para se contemplar o pôr do sol.
mar de dentro

Praia do Boldró

Dizem que a origem do nome da Praia do Boldró vem do inglês, de quando os americanos habitaram a ilha na época da Guerra Fria, e chamavam a praia de “Bold Rock”, ou pedra careca, por conta de sua formação rochosa. Sabe-se que aos poucos, a palavra foi se abrasileirando, fazendo com que seu nome ficasse como “Boldró”. A praia do Boldró é mais frequentada por moradores, sendo um ponto pouco turístico, mas ainda sim muito bonito! A praia conta com corais que margeiam o mar e é um ótimo ponto de mergulho de apneia. Também é um dos pontos preferidos dos surfistas, que correm para o Boldró principalmente na maré seca, que é o único lugar da ilha em que as ondas ficam boas e inúmeras piscinas naturais são formadas.
Mar de dentro

Praia do Americano

O Americano é uma praia pequena e deserta, perfeita para quem busca sossego e privacidade. Foi batizada assim por ser usada antigamente pelos americanos no Posto de Observação de Teleguiados.
mar de dentro

Praia do Bode

A Praia do Bode também faz parte do hall das praias pequenas e tranquilas, porém famosas pelas piscinas naturais formadas na maré baixa. Sua fama vem também pela Pedra do Bode, um dos lugares mais bonitos para se observar o pôr do sol, onde de um lado se observam os Dois Irmãos e do outro o Pico.
Mar de dentro

Praia da Quixabinha

A Praia da Quixabinha é conhecida por ter boas ondas no verão, não tão grandes quanto as da Praia da Cacimba do Padre e acaba sendo uma alternativa para os surfistas que não estão tão acostumados com o mar de Noronha.
mar de dentro

Praia da Cacimba do Padre

A Praia da Cacimba do Padre fica em frente ao Morro Dois Irmãos, um dos principais cartões postais de Fernando de Noronha. Seu nome vem da época em que a Ilha ainda era um presídio, quando um padre descobriu um “poço” de água potável neste lugar, que foi apelidado de ‘cacimba do padre’. Durante o primeiro semestre do ano, suas ondas recebem importantes campeonatos de surfe e, na época de águas calmas é uma ótima opção para mergulho de apnéia/snorkell.
Mar de dentro

Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos é uma continuação da Praia da Cacimba e também já foi considerada como uma das praias mais bonitas do Mundo pelo TripAdvisor. Para chegar nela, basta subir as pedras no final da praia. Se a maré estiver baixa, fazer essa trilha é algo tranquilo, mas na maré alta a dificuldade aumenta, por isso, fique atento à tábua das marés se quiser conhecer esse cantinho de Noronha. Mergulhar também é um programa ali, mas só quando não tiver muitas ondas, principalmente pela quantidade de pedras próximas à praia. Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nesta praia.
Mar de dentro

Baía do Sancho

A Praia do Sancho já foi considerada a praia mais bonita do mundo algumas vezes pelo TripAdvisor. Durante a época de seca, seu mar se transforma em uma grande piscina, com águas calmas e cristalinas, e na época de chuvas se consegue conferir um espetáculo da natureza, onde ali nas pedras se forma uma cachoeira de água doce. Para acessar a praia é preciso ter o ingresso (carteirinha) do Parque Nacional , seguir por uma trilha pelo incrível paredão rochoso que protege seu entorno – que também leva para a trilha da Baía dos Golfinhos e que tem como parada obrigatória o mirante das fotos mais famosas da ilha – passando por lances de escada encravados na rocha, além de uma escadaria em pedra, que levam até a praia. Outra forma de chegar ao Sancho sem ser pelas escadas é por barco. Essa é uma das únicas praias que as embarcações autorizadas podem parar. Independente da forma, ir até o Sancho é parada obrigatória para aqueles que vêm até a Ilha.
mar de fora

Praia do Leão

A Praia do Leão também já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo, junto com a praia do Sancho. Para entrar nela também é necessário possuir o ingresso (carteirinha) do Parque Nacional Marinho. É uma praia mais deserta e sem estrutura na areia – porém, com um posto de informação e controle logo na entrada com banheiros e lixeiras – perfeita para quem quer se desconectar do mundo, mas sem se descuidar no mar. Ali você também poderá presenciar – de dezembro a julho – a desova das tartarugas. Se quiser só ver a praia, basta ir até o Mirante do Leão e aproveitar a vista!
mar de fora

Baía do Sueste

O Sueste é uma das praias mais procuradas por aqueles que querem encontrar tartarugas e tubarões! Assim como as Praias do Sancho e do Leão, o Sueste é uma área protegida, dentro do Parque Nacional Marinho – que precisa do ingresso (carteirinha) para ser acessada – e está dividida em 3 áreas: uma área reservada apenas para pesquisa, outra – até as boias de segurança – onde é permitido banho, e a terceira área onde é permitido mergulho de snorkel. Para fazer mergulho no Sueste é obrigatório o uso de colete salva-vidas, justamente em respeito aos corais que ficam ali, evitando que as pessoas encostem ou se machuquem. Por isso, além de sua máscara e snorkel, você precisará ter esse item obrigatório. Não tem equipamento? Fale com a gente.
mar de fora

Praia do Atalaia

O Atalaia é uma das “praias” protegidas pelo Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e que se parece como um grande ‘aquário’ pela transparência e calmaria de suas águas. A famosa piscina do Atalaia é formada por uma barreira de corais que, na maré baixa, vira um berçário de variadas espécies marinhas. Para conhecê-la é preciso agendar um horário no ICMBio com seu ingresso (carteirinha) em mãos.
mar de fora

Buraco da Raquel

O Buraco da Raquel é um antigo ponto de mergulho, que foi fechado por questões de proteção ambiental, mas continua sendo um dos pontos mais conhecidos e famosos por suas lendas em Noronha. Dizem que seu nome vem da época em que a ilha era um presídio, quando Raquel era uma das poucas mulheres que frequentava Noronha por ser a filha do chefe do presídio. Uma das versões das histórias conta que ela fugia para o ‘buraco’ para ficar sozinha e a outra, que ia para lá para ficar com os homens da ilha. Para conhecê-lo, dê uma passadinha pelo Museu dos Tubarões.
mar de fora

Caieiras

Você vai descobrir que existe a Praia da Caieiras (próxima ao Porto) e a piscina da Caieiras, logo ao lado da praia. O acesso à piscina é restrito e você precisará agendar sua visita – junto a um guia credenciado – no ICMBio para pegar a trilha que começa na Vila do Trinta (na mesma entrada da Atalaia). Importante: o agendamento só pode ser feito com o nome e ciência do guia.
mar de fora

Air France

O Air France fica em uma das pontas da ilha, logo ao lado do Porto Santo Antônio, um ponto estratégico para os franceses na década de 20, que ficavam ali para dar apoio à aviação. Dela sai a trilha para o Morro de São José, onde, no encontro dos ‘mares’ se forma uma piscina natural na maré baixa. É conhecida também por sua vista: pelo encontro do mar de dentro com o mar de fora, as ilhas secundárias do arquipélago, e Capelinha e principalmente pelo entardecer, onde você pode ver a mistura do pôr do sol com o nascer da lua. Vale a pena reservar um fim de tarde para observar esse espetáculo da natureza.